top of page

O CRIME DE PLAGIO NA INTERNET

  • Edmilson Damasceno dos Santos
  • 4 de mai. de 2015
  • 3 min de leitura

FOTO PLAGIO.png

1) Plágio na Internet ou fora dela é Crime

A pena de reclusão pode chegar a um período de 1 a 4 anos.

VEJAMOS:

O artigo 184, prevê punição aos violadores dos direitos autorais.

Assim, o referido código estabelece que:

“Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)

Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)

§ 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)


2) Plágio ou Cópia na Internet pode ser facilmente descoberto

Mentir não vale a pena.

O plágio na internet pode ser facilmente identificado e muitas empresas vendem softwares específicos para isso. O teste básico é o Google. Se você quiser saber se o seu texto foi Plagiado, copie um parágrafo na caixa de busca. O Google vai trazer, muito provavelmente, o seu artigo na primeira página e mostrar textos parecidos. Na hipótese do artigo não tiver sido publicado exatamente igual ao seu, pode omitir resultados de busca, neste caso, clique em: "Para mostrar os resultados mais relevantes, omitimos algumas entradas bastante semelhantes a 1 já exibidas." É recomendável repetir a consulta, incluindo os "resultados omitidos."

O interessante é que muitas pessoas, especialmente aquelas que produzem conteúdo de qualidade, ao lerem um artigo de outra autoria na internet denunciam. Os plageadores deixam pistas como nomes de pessoas ou outros aspectos fora do contexto, tornando-se mais fácil comprovar a autoria do conteúdo.


3) Plágio na Internet pode resultar em uma Ação Judicial

O plágio na internet pode ser resolvido de forma amigável. É importante lembrar a quem usa dessa prática que é melhor um acordo que uma boa demanda. Na forma amigável, depois de confirmado tratar-se de texto de sua autoria, você pode enviar um e-mail exigindo a retirada imediata do conteúdo do site sem implicar em nenhuma outra consequência legal . Mas, se a lesão implicar em aspectos que atinjam de algum modo seu âmago e você sentir-se realmente lesado pela cópia, pode exigir além da retirada do conteúdo do ar através de uma notificação formal, uma indenização por danos morais e se for o caso materiais em um processo, podendo custar caro a quem lesiona. além de custas de advogados e outras despesas.


4) O Plágio na internet não melhora a qualidade do site e não aumenta visitas.

Um dos maiores desafios é promover conteúidos exclusivos. muitos por não possuir meios intelectuais de produzí-los passam a copiá-los a boa notícia é que o Google, Yahoo, Bing, entre outros, identificam seu conteúdo foi copiado de outro site e deixam de exibi-los como padrão nos resultados de busca.

A cópia na internet pode até aumentar o número de palavras-chave, para os motores de busca da internet, mas não resolverá a questão da qualidade do conteúdo ou transformar o autor da cópia uma referência no assunto.


5) Você pode e deve ficar atento a questões assim.

A internet representa um veículo extraordinário para comunicação de conteúdos intelectuais. A internet com a sua globalização, permite a difusão de informações, dados, fotos, e amis uma infinidade de coisas, numa dimensão há poucos anos nem sequer sonhada. Como a rede é universal, está cada vez mais difícil detectar e impedir praticas de Plágio.

Cabe ao internauta quando identifica não comprar os produtos, serviços ou ideias oferecidos pelo site e se for o caso denunciar.

Conhece algum caso de plágio? Compartilhe suas experiências e opiniões em nosso Blog.




 
 
 

Comments


  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Google+ Clean
  • LinkedIn Clean
bottom of page